O xadrez é uma das estampas mais clássicas do nosso armário e virou o protagonista da vez! O xadrez é super versátil e combina com todos os estilos! No post de hoje vou falar sobre as diversas padronagens de xadrez e mostrar looks para todos os estilos! Vamos lá?
Pied-de-Poule:
É o preto-e-branco clássico de inverno, e nunca sai de moda. “pied-de-poule”, em francês, significa pé de galinha. A estilista Coco Chanel amava imortalizou essa padronagem.
Madras:
Muito comum na moda primavera/verão, geralmente está presente em tecidos leves e peças confortáveis. Originária da Índia, inspirada nos trabalhos artesanais de patchwork.
Vichy:
Padronagem formada por quadrados pequenos, aparece geralmente com as cores vermelho e branco ou preto e branco. Xadrez típico de toalhas de mesa presentes em piqueniques, representados em filmes e desenhos.
Tartan:
O tartã (cuja palavra quer dizer “tecido de lã leve”) é um tipo de xadrez originário da Escócia. No século XVIII, servia para identificação dos clãs escoceses. A maioria das tradicionais vestimentas kilt são estampadas com este tipo de padronagem.
Príncipe de Gales:
Assim como o tartã, é originária da Escócia, século XIX. Mas foi popularizada pelo Duque de Windsor (Edward VIII, Príncipe de Gales), que emprestou o seu título à estampa. Geralmente reproduzida com cores sóbrias, é muito comum em alfaiataria.
Agora que vocês já conhecem algumas padronagens, vamos aos looks:
E ai, qual foi o seu preferido? Beijos, até o próximo post!